Página principal

De wiki.iworks.srv.br
Ir para: navegação, pesquisa

Bem vindo a wiki iworks, espero dividir com vc meus estudos e minha experiência com sistemas opensource. Espero através deste veículo de informação conseguir documentar de forma intelegível toda a minha experiência com microcomputadores. Comecei a me interessar por micros ainda menino por volta de 1985. meu primeiro contato foi com o cp500 da prológica, em um pequeno curso de basic. Mais tarde adquiri meu primeiro computador um cp400 também da prológica. para aqueles que queiram saber como eram esses computadores, em especial o cp400, onde aprendi a programar; Pode ser interessante estudar e conhecer a historia e computadores de 8 bits por exemplo!

No momento disponibilizei um estudo e vários pacotes relativos a integração com a porta paralela em ambiente linux. O projeto de controle elétrico usando a porta paralela está em andamento, e pode ser encontrado no link:

projeto de controle elétrico

Acompanhando a ciência da computação desde menino ainda com meus 8-9 anos iniciei meus estudos conhecendo o basic e iniciando-me como programador. Nesta época ainda não se tinha muito sobre sistemas operacionais os arquivos eram armazenados em fitas cassete e o mecanismo de indexação ainda era bem rudimentar. Em algum tempo programando em BASIC para processadores de 8 BITs comecei a desenvolver pequenos aplicativos ainda com uma estrutura bem rudimentar mas eles faziam a escrita e leitura e ordenação de buffers de dados obtidos das fitas cassete, este foi meu primeiro contato com o que posso chamar de rascunho de sistema operacional. Acompanhei a evoluão da ciência da computação desde seu surgimento praticamente. Os primeiros sistemas operacionais que tive contato foram o MS-DOS e o NOVEL DOS, isso ainda com meu bom e velho 486dx2-80. Usávamos a plataforma do DOS e um windows pioneiro pra época o 3.11. Nessa época comecei a programar em visual basic dentro do windows e confeccionar pequenos aplicativos. Posteriormente surgiu o windows 95, o que causou um grande salto na potencialidade de um ambiente gráfico. Já nesta fase comecei a estudar mais profundamente a arquitetura e o modelo de sistemas opercaionais POSIX. o que me deu uma ampla base para compreender o que viria como Linux e FreeBSD. Tive um contato amplo com o que se falava e se via sobre internet e suas aplicações. Aconslho aqueles que pŕocuram suporte a se interarem com o protocolo IRC, muito usado pelo mundo todo e onde temos contato direto com vários tipos de pessoas com conhecimentos específicos o que permite um grande aprendizado.